domingo, 30 de janeiro de 2011

Os Meus Prediletos - Alain Resnais

Alain Resnais - É um cineasta francês conhecido por suas obras primas de ficção poética. Resnais também realizou documentários de grande importância na história do cinema. Bretão, nascido em vannes em 1922. Ele não escreve os próprios roteiros e isso dá aos seus filmes abordagens diferentes, e sempre aplicava seu inegualável ponto de vista ás histórias.

Ervas Daninhas, 2009
(Comentário -Aos 87 anos, Resnais realiza esse filme que relata a história de uma moça que tem sua bolsa roubada na rua, e em consequencia disso tudo começa a se desenrolar em uma trama de obssessão. Resnais joga com as expectativas dos romances parisienses, mas surpreende em levantar os traços neuróticos com enfase em um amor tardio e platonico. O final é imprevisivel e leva crer que o foco do diretor era instigar questões como desejos e vontades imediatas refletidas a partir de ações impensadas. Aqui o diretor de fotografia Eric Gautier passeia de plano-detalhe a plano-detalhe, a especialidade de Gautier, com o seu zoom veloz e exato eiso é altamente aproveitado em Ervas Daninhas)

Medos Privados em Lugares Publicos, 2006
(Comentário, primeiramente esse é o filme já esta preste a bater recorde de tempo em cartaz. Eu o assisti em 2006, no ano de seu lançamento e já estamos em 2011 e ele ainda esta lá, aguardando novos espectadores! E a minha sugestão é que você corra para o cinema para assitir, pois é magnifico! No Festival de Veneza o filme recebeu o Prêmio de melhor Atriz e o leão de Prata para Melhor Diretor em 2006. Um corretor que mora com a irmã, tenta alugar um imovel para um casal em crise, Nicole e dan. Dan está desempregado e frequenta o bar de um hotel, onde é atendido por Lionel. No trabalho o corretor tem uma amiga que lhe empresta fitas religiosas e a noite ela cuida do pai dele, que é idoso e esta de cama. estes personagens tem as vidas cruzadas na busca de calor humano, no inverno frio parisiense)

Beijo na Boca, Não!, 2003
(Comentário - Um próspero industrial é casado, e a sua esposa já havia sido casada, mas o industrial não sabe disso. A esposa rompeu o casamento com o americano, o exmarido pois não suportava beijar na boca, circunstancias extraordinárias acontecem e eles se encontrarm em jantar de negócios. Nesse filme acontece um jogo de máscaras e o interesse pelo teatro é central não apenas na interpretação, mas também na natureza do texto, o filme é permeado por numeros musicais)

Amores Parisienses, 1997
(Comentário - Odile esta em busca de um apartamento maior e sua irmã camille se apaixona pelo corretor. Vários personagens e seus problemas cotidianos tem seus destinos cruzados nas ruas de Paris)

Fumar/Não Fumar, 1993
(Comentários - os filmes Smoking/No Smoking, são as obras audiovisuais realizadas em película de melhor êxito entre as várias tentativas. Mas elas fracassam quando obrigam o espectador a seguir os 12 finais possiveis da narrativa. A iniciativa foi importante e a tentativa corajosa também, vale apena ver para compreender e observar a proposta, mas isso deve ser feito com a mente aberta)

Amor á Morte, 1984
(comentários - As personagens principais passam por uma paixão profunda, mas estão totalmente obcecados pela morte, apesar de todos os esforços de dois sacerdotes)

Ano Passado em Marienbad, 1961
(Comentário - esse é o tipo de filme , que ou se adora ou se odeia, não há meio termo! Ele é labirintico e angustiante, ao mesmo tempo instigante e ousado. Merece ser visto. Em um luxuoso hotel, um estranho tenta convencer uma mulher casada a fugir com ele, alegando que no ano anterior eles tiveram uma caso, mas a mulher não se lembra disso)

Hiroshima, Meu Amor, 1959
(Comentário - Esse é um lindo filme! Um clássico da Nouvelle Vague francesa, e fez uso inovador de flashbacks. A direção é de Resnais e o roteiro de Marguerite Duras. O filme é sobre o encontro de uma atriz francesa com um arquiteto japones, e esse filme marcou a sua época, no final dos anos 50, recem pós guerra. Hiroshima ainda se encontrava submersa em uma nuvem sufocante de tristeza)

Noite e Neblina, 1955
(Comentário - Esse está entre os melhores e mais marcantes filmes que eu já assiti sobre o terror do nazismo, ele é silencioso e incisivo, pois não é focado apenas na história, mas na brutalidade que cercava o nazismo. Filmado na cidade de Auschwitz, após a segunda guerra mundial, retrata todo o horror espalhado pelos campos de concentração nazistas)

Eu te Amo, Eu te Amo, 1968
(Comentário - Nesse filme Alain Resnais, explora a alma do tempo e da memória, o principal personagem é um suicida fracassado que é convidado para paerticipar de uma experiencia, já testada em um rato, que irá transportá-lo ao passado para recapturar um momento de sua vida. Ele é transportado e se perde no tempo, e na busca dos cientistas para resgatá-lo, uma história de amor e um possivel assassinato emergem)

Meu Tio na América, 1980
(Comentário - O próprio Prof. Henri Laborit explica sua teoria nesse filme, de como o meio ambiente interfere na formação da personalidade de cada um, acompanhando a vida de dois homens e uma mulher, de cidades e origens siciais e familiares diferentes, desde a infância até a vida adulta)

Providence, 1977
(Comentário - A certeza de que está prestes a ser vencido pelo cancer, leva um velho escritor a reunir o seus familiares enquanto luta para finalizar o seu ultimo romance, no qual mescla realidade e ficção para retratá-os como pessoas despreziveis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário