domingo, 30 de janeiro de 2011

Os Meus Prediletos - Jacques Tati

Jacques Tati - Ator e diretor francês. Ele teve uma vida de reviravoltas e era muito talentoso, mas passou por momentos dificeis em sua vida artistica e financeira. ganhou premios na França e na Itália.

Mon Oncle, 1958
(Comentário - Recebeu o Grande Prêmio do Júri, no Festival de Cannes e foi indicado a Palma de Ouro. Nessa Comédia Tatia satiriza de forma genial, nomeadamente a arquitetura modernista da casa onde se passa muitas situações do filme. É uma brilhante caricatura! Tati faz de sua personagem Senhor Hulot uma criança grande que conduz o filme com pequenas e hilárias descobertas do mundo e dos pequenos prazeres)

Escola de Carteiros, 1947
(Comentário - Na França Rural, um carteiro pretende ser tão rápido quanto os carteiros americanos, é uma deliciosa comédia!)

Há festa na Aldeia, 1948
(Comentário - Durante a festa anual da pequena cidade de Saint- Severe-sur-Indre, os habitantes resolvem brincar com o carteiro, o embriagando e o levando a ver um filme sobre métodos mais revolucionarios e eficazes do sistema americano de correio, o carteiro resolve adeirir idéias, mas muitas situações engraçadas surgem a partir dessa decisão)

As Férias do Sr. Hulot, 1953
(Comentário - Esse filme trouxe sucesso de publico e critica e pela primeira vez, Tati encarna o seu personagem, alter-ego Senhor Hulot, que seria a grande imagem de marca do realizador e ator francês. Nesse filme o Senhor Hulot viaja até a Inglaterra para passar férias, mas depara-se com inumeras e divertidas peripécias. O olhar ironico e satírico de Tati investe nos hábitos sociais da burguesia estabelecida)

Trafic, 1971
(Comentário - Última aparição de Senhor Hulot no cinema, novamante ás voltas com os absurdos do mundo tecnológico e da vida moderna, Senhor Hulot empreende a uma viagem de Paris a Amsterdã, encontrando pelo caminho distintas dificuldades que desembocam em situações cômicas, exploradas com extremos rigor e sutileza por Jacques Tati)

Parade, 1974
(Comentário - ùltimo Filme da carrreira de Tati, filmado em vídeo para televisão sueca, trata-se mais de um documentário do que ficção. Tati personifica diversos personagens de circo, interagindo com a entusiasmada audiência do espetáculo de circo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário