domingo, 30 de janeiro de 2011

Os Meus Prediletos - Jean-Jacques Annaud

Jean- Jacques Annaud - Diretor frances, que teve sua entrada proibida na China devido ás filmagens Sete Anos no Tibet.

A Guerra do Fogo, 1981
(Comentário - O filme conta uma história de um período anterior ao uso da linguagem falada de maneira universal, tendo a linguagem corporal um forte apelo, juntamente com os outros elementos que renderam a produção dez prêmios, sendo um dels o Oscar)

O Nome da Rosa, 1986
(Comentário - O filme é baseado no romance homônimo do crítico literário itáliano, Umberto Eco. na ultima semana de novembro em 1327, em um mosteiro da Itália Medieval, a morte em circunstãncias insólitas, de sete monges em sete dias e noites é o motor responsável pelo motor da ação. Um monge franciscano é chamado para desvendar o mistério e cai nas malhas de uma trama diabólica. na forma de uma crítica, as violencias sexuais, os conflitos no seio dos movimentos heréticos do século XIV, a luta contra a mistificação, o poder, o esvaziamento dos valores pela demagogia, controem uma reconstituição livre de fatos históricos aos olhos do espectador)

O Urso, 1988
(Comentário- Passado na Columbia Britânica, o urso conta a história de um ursinho que fica orfão de seus pais e é adotado por um grande urso que o ensina a sobreviver diante de situações dificeis e caçadores. É um dos primeiros filmes até a época que conseguiu captar a essencia da vida selvagem, é um filme quase sem diálogos, e de certa forma através de Annaud se apresenta a possibilidade de mostrar o pnto de vista animal)

Sete Anos no Tibet, 1997
(Comentário - O filme mostra um pouco sobre a filosofia budista, que até então em 1997, não era tão difundida como atualmente, em 2011 no Brasil e em outros países do Ociedente, mostra questões políticas que até hoje cercam a complicada relação entre o Tibet e a China, e também toca em pontos sobre a segunda guerra mundial. Um famosos alpinista que tenta escalar um dos picos mais altos do mundo em plena guerra mundial, consegue escapar e é um dos únicos estrangeiros da história a ficar na cidade sagrada de Lhasa ao lado do grande Dalai Lama)

O Amante, 1992
(Comentário - Esse filme tem uma linda direção de Arte e fotografia, Marguerite Duras esta envolvida na construção do romance para o roteiro final, Gérad Brach e Annaud também foram os roteiristas responsáveis. Na Indochina, nso Anos 20, uma ninfeta de 15 anos, filha de pobres colonos franceses, se envolve com um rico chines que tem o dobro de sua idade. O relacionamento sofre devido aos preconceitos e à ingenuidade da própria garota, qua acaba amadurecendo precocemente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário