domingo, 30 de janeiro de 2011

Os Meus Prediletos - Claude Berri

Claude Berri - Diretor, ator, roteirista e produtor francês. produziu entre os seus filmes, Tess, de Roman Polanski, Asterix e A rainha Margot de Patrice Chéreau.

Le Vieil Homme et l`Enfant, 1968
(Comentário - Durante a ocupação nazista em Paris, temendo pela vida de seu filho de 8 anos, a família faz com que o garoto saia do país e vá viver com uma família de amigos no exterior. Entre os seus novos amigos, está pepe, um senhor anti-semita que não sabe que o garoto é judeu. Gradualmente uma grande amizade nasce entre os dois apesar de suas diferenças, um filme que toca na formação de um pré-conceito e da ignorancia)

Um Amor em Tempo de Guerra, 1992
(Comentário - Baseado em fatos reais, conta a história de Lucie Aubrac, a mais famosa heroína da Resistência Francesa contra a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Em Lyon, 1943, Raymond o seu marido é preso pela Gestapo e em seguida condenado á morte. Com uma determinação de ferro, Lucie fará tudo o que estiver ao seu alcance para salvar o seu amor)

A Vingança de Manon, 1986
(Comentário - Primeira fase da autobiografia do autor, no final do século 19, Marcel se encanta com as férias que a família passa em um castelo)

Jean de Florette, 1986
(Comentário - O filme se passa na França, em 1920. na disputa por uma nascente abandonada, o dono da terra morre e uma imponente familia rural tenta enganar o seu herdeiro, bloqueando a nascente para que este não possa usá-la, sendo forçado a vende-lá por baixo valor)

Germinal, 1993
(Comentário - O filme retrata o processo de gestação e maturação do desenvolvimento grevista e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século 19 na França, que eram explorados por seus patrões. é um filme histórico que mostra bem o Inicio da Revolução Industrial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário